Manutenção

Manutenção Preventiva e Corretiva

Manutenção Preventiva e Corretiva

Manutenção Preventiva e Corretiva

Em busca de competitividade e excelência operacional a Manutenção Preventiva e Corretiva assume cada vez mais uma função estratégica nas organizações. Como ela é a responsável direta pelas disponibilidades dos ativos, acaba tendo uma importância capital nos resultados da empresa sendo eles tão melhores quanto mais eficaz for a gestão da manutenção industrial.


Manutenção Corretiva

Manutenção Corretiva é acionada quando é constatada alguma falha na máquina ou produtividade abaixo do esperado. É o tipo de manutenção que gera mais prejuízo para a empresa, já que é fruto de uma demanda não planejada. Além disso, quando se chega à manutenção corretiva, a probabilidade de que a máquina tenha sofrido sérias danificações é grande.

Manutenção Preventiva

É aquela que possui intervalos pré-determinados e que visa reduzir os riscos de baixa produtividade da máquina ou quebra da mesma. A manutenção preventiva envolve cuidados rotineiros incluindo lubrificação dos componentes e reposição de peças desgastadas. O seu uso é freqüente em máquinas e equipamentos cuja falha pode provocar catástrofes ou riscos ao meio ambiente; sistemas complexos e/ou operações contínuas.

Pode ser que as informações acima não sejam novidades para você, mas é sempre válido reforçar os conceitos deste mercado tão importante.